A Warner Bros. comprou os direitos da adaptação cinematográfica do livro em 1999. A produção começou em 2000, com Columbus sendo escolhido entre uma pequena lista de diretores para criar o filme. Rowling insistiu para que todo o elenco fosse constituído de britânicos ou irlandeses, com a intenção de manter a integridade cultural do livro no filme. O roteiro de Steve Kloves também teve que passar pela aprovação de Rowling. O filme foi filmado primariamente nos Leavesden Film Studios, mas também em construções históricas ao redor do país, e foi lançado em Novembro de 2001 no país de origem, assim como no Brasil e em Portugal. Além de ter contado com críticas geralmente positivas, o filme arrecadou aproximadamente US$974 milhões em bilheterias mundiais, sendo a oitava maior bilheteria da história do cinema, e recebeu três nomeações ao Oscar.
Sinopse
Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora em um armário embaixo da escada, na casa de seus tios trouxas - que não são bruxos. Tudo muda quando, perto de seu aniversário de onze anos, ele recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é, na verdade, um bruxo.Seus tios acabam por tentar de todas as maneiras impedi-lo de ir para a escola de magia, mas ele é encontrado por Rubeo Hagrid, de quem vira grande amigo, e levado para a escola. A partir de então Harry é introduzido ao mundo mágico, onde ele descobre que seus pais não morreram em um acidente de carro, como seus tios o faziam acreditar, mas foram assassinados por um poderoso bruxo das trevas chamado Voldemort, que sumiu após deixá-lo com uma cicatriz em forma raio na testa, ao tentarem proteger sua vida. Ter sobrevivido ao ataque tornou Harry famoso entre os bruxos, dando a ele a alcunha de "o menino-que-sobreviveu". Porém, alguns bruxos acreditam que, apesar da aparente destruição de Voldemort naquela noite, ele ainda vaga pela terra, mais fraco e sem forças para poder continuar.
Durante seu ano escolar em Hogwarts, Harry conhece seus dois melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, aprende a jogar o esporte bruxo Quadribol, e acaba descobrindo que uma trama está sendo armada para preparar a volta do Lord das Trevas, levando Harry, Ron e Hermione a lutar para proteger a pedra filosofal (que pode conceder a imortalidade ao seu possuidor) de ser usada por Voldemort.
Elenco
produção
[editar] Desenvolvimento
- O produtor, David Heyman, já pretendia filmar Harry Potter e a Pedra Filosofal desde 1997, quando J.K. Rowling e seu personagem ainda eram totalmente desconhecidos. Heyman entrou em contato com a Warner Bros., que comprou os direitos de filmagem por £1 milhão.
- A própria J.K. Rowling escreveu as cenas em que Voldemort mata os pais de Harry.
- Devido a intensa participação de J.K. Rowling na produção do filme, o lançamento do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, que era previsto para meados de 2002, acabou atrasando para o ano seguinte.
- Steven Spielberg, Terry Gilliam, Jonathan Demme, Alan Parker, Rob Reiner e Brad Silberling foram cotados para dirigir Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas Chris Columbus foi o escolhido porque prometeu ser fiel ao livro (o que lhe rendeu muitas críticas pela imprensa) e possuía experiência em trabalhar com atores jovens.
- Os planos de Spielberg eram para um filme animado, com Haley Joel Osment dublando Harry.[1]
- O roteirista Steve Kloves foi introduzido a série ao receber uma série de resumos de filmes considerados para adaptação. Após ler o de Harry Potter, resolveu comprar o livro e se tornou fã. Rowling comenta que ficou encantada quando ele revelou que sua personagem preferida era Hermione, pois ela tinha certeza que Kloves responderia Rony.
- O compositor da trilha-sonora é John Williams, que sempre trabalhou em filmes de grande bilheteria: todos os filmes da série Star Wars, Parque dos Dinossauros, os três filmes da série Indiana Jones, E.T., Tubarão, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, O Resgate do Soldado Ryan, Amistad, Superman, entre vários outros.
- O filme tinha lançamento previsto para 4 de julho de 2001, e o cronograma apertado que isto implicava espantou alguns diretores do projeto. Porém problemas na produção levaram o filme a ser remarcado para 16 de novembro.
[editar] O elenco
- O primeiríssimo "membro do elenco" a ser escalado foi a coruja 'Ook' de 16 anos, que "interpreta" Hedwiges, a coruja de Harry.
- A autora J.K. Rowling insistiu para que todo elenco fosse britânico e a história fosse rodada no Reino Unido, porém houve algumas exceções:
- Zoë Wanamaker, embora seja conhecida como atriz "britânica", na realidade, é americana. Ela interpreta Madame Hooch, a professora de quadribol.
- Eleanor Columbus, filha do diretor Chris Columbus, que interpreta a aluna Susan Bones, nasceu nos EUA.
- Emma Watson, apesar de ser uma actriz "britânica", nasceu em Paris.
- A equipa de produção sempre fez questão de pedir a opinião de J.K. Rowling e, quando perguntada sobre quem ela imaginaria interpretando seus personagens na tela, comentou: "Robbie Coltrane é a cara de Hagrid": Ele acabou sendo o primeiro actor adulto a ser escalado para o elenco.
- A mãe do autor Alfie Enoch (Dino Thomas) é brasileira.
- Após realizar testes com mais de 16 mil crianças para o papel de Harry Potter, a primeira directora de elenco decidiu pedir demissão: Mais de 60 mil crianças precisaram ser testadas antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para interpretar o personagem.
- Richard Harris somente concordou em interpretar Dumbledore porque seu neto, de 11 anos, ameaçou não falar mais com ele.
- O actor Tim Roth foi chamado pelos produtores do filme para interpretar Severo Snape, mas recusou para representar o papel de um vilão símio no filme Planeta dos Macacos.
- Alan Rickman e Robbie Coltrane foram informados por Rowling sobre aspectos ainda não publicados de Snape e Hagrid para ajudar em suas interpretações.
- O personagem Peeves acabou não aparecendo no filme, apesar de Rik Mayall, seu intérprete, ter gravado algumas cenas.
- Durante a filmagem, todos os jovens actores estudaram com professores particulares em tendas montadas no estúdio.
- Nos livros, Harry é descrito como tendo olhos verdes. Nos filmes, eles são azuis porque Daniel Radcliffe não se adaptou com o uso de lentes de contato.
- Dos atores mirins, apenas Daniel Radcliffe e o intérprete de Draco Malfoy, Tom Felton, tinham experiência em filme.
- David Thewlis testou para interpretar Quirrel. Mais tarde ele conseguiu o papel de Remus Lupin.
[editar] As gravações
- O filme é conhecido como Harry Potter and the Philosopher's Stone em todo o mundo, excepto nos Estados Unidos, onde chama-se Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Por isso, todas as cenas em que a pedra filosofal foi mencionada tiveram de ser filmadas duas vezes: uma vez como philosopher e outra como sorcerer.
- Ao ser anunciado que a Catedral de Gloucester seria usada para algumas cenas de Hogwarts, foram enviados vários protestos aos jornais locais, alegando ser uma blasfêmia e que a equipe do filme seria impedida de realizar o seu trabalho.
- A maior parte das outras cenas em Hogwarts foram filmadas no Castelo de Alnwick e na Harrow School. A Catedral de Durham e partes da Universidade de Oxford também foram usadas como locação.
- Diversos sets foram construídos nos Estúdios Leavesden (construídos em 1994 para o filme GoldenEye), dentre eles a rua dos Alfeneiros e o Beco Diagonal.
- A Plataforma 9 e 3/4 foi filmada na verdadeira estação de King's Cross, mas entre as plataformas 4 e 5. Outra locação do livro que também aparece no filme foi o Zoológico de Londres.
- A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida, no caso de alguns fãs do filme quererem invadi-la.
- Numa das cenas em que Harry, Ron, e Hermione conversam com Hagrid, ele está tocando uma das músicas da trilha sonora do filme em sua flauta: Hedwig's Theme.
- Um dos retratos, na cena das escadas que se movem, é uma pintura da segunda mulher do rei Henrique VIII, Ana Bolena: popularmente se acreditava que ela fosse uma bruxa.
- No troféu de Quidditch do pai de Harry também constam os nomes de M.McGonagall (referindo-se a Prof. Minerva McGonagall) e de R.J.H.King (referência a John King, o diretor de arte do filme)e de Tom Marvolo Riddle (Lord Voldemort).
- Como treinar roedores é muito demorado, Perebas, o rato de Ron, foi feito por computação gráfica.
- Diversas empresas de efeitos especiais trabalharam no filme, com a Industrial Light & Magic criando a face de Voldemort na cabeça de Quirrell, a Rhythm & Hues animando o dragão Norberto e a Sony Pictures Imageworks criando o quadribol.
- Ouve uma cena de Harry com Hagrid onde Harry lia o material indicado, que após ler luvas de pele de dragão Hagrid diz que queria muito um.
[editar] Estréias
[editar] Cinema
- Reino Unido: 4 de Novembro de 2001
- Estados Unidos: 14 de Novembro de 2001
- Brasil: 23 de Novembro de 2001
- Portugal: 30 de Novembro de 2001
[editar] DVD
[editar] Recepção
[editar] Bilheteria
O filme estreou nos Estados Unidos quebrando o recorde de maior dia (33.3 milhões, superando os 28.5 de Star Wars Episode I: The Phantom Menace) e fim de semana de estreia, com $90.3 milhões (superando os $72 milhões de The Lost World: Jurassic Park),[2] terminando com a maior bilheteria de 2001 no país com $317.6 milhões. No Reino Unido, se tornou a segunda maior bilheteria da história com £66,096,060 (atualmente é a terceira, atrás de Mamma Mia! e Titanic). No Brasil, quebrou o recorde de estreia antes detido por Rambo III com 800,000 pagantes,[3] e chegou a 4,5 milhões de espectadores.[4] No total, Harry Potter faturou $974 milhões mundialmente, á epoca a segunda maior bilheteria da história (atualmente é a oitava).[5]Prêmios e indicações
- Recebeu três indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu sete indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem
- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria: Melhor Revelação Masculina (Daniel Radcliffe).
Nenhum comentário:
Postar um comentário