segunda-feira, 18 de abril de 2011

Harry Potter e a Pedra Filosofal (filme)

Harry Potter e a Pedra Filosofal (lançado originalmente com o título Harry Potter and the Philosopher's Stone. Nos Estados Unidos e na Índia, foi lançado como Harry Potter and the Sorcerer's Stone)[3][4] é um filme de 2001, baseado no primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. Dirigido por Chris Columbus, o filme introduz Harry Potter, um garoto que descobre em seu aniversário de onze anos que é um bruxo e é mandado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para iniciar sua educação em magia. O filme estrela Daniel Radcliffe como Harry Potter, assim como Rupert Grint e Emma Watson como os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. O elenco adulto inclui Richard Harris, Maggie Smith, Robbie Coltrane, Alan Rickman e Ian Hart.
A Warner Bros. comprou os direitos da adaptação cinematográfica do livro em 1999. A produção começou em 2000, com Columbus sendo escolhido entre uma pequena lista de diretores para criar o filme. Rowling insistiu para que todo o elenco fosse constituído de britânicos ou irlandeses, com a intenção de manter a integridade cultural do livro no filme. O roteiro de Steve Kloves também teve que passar pela aprovação de Rowling. O filme foi filmado primariamente nos Leavesden Film Studios, mas também em construções históricas ao redor do país, e foi lançado em Novembro de 2001 no país de origem, assim como no Brasil e em Portugal. Além de ter contado com críticas geralmente positivas, o filme arrecadou aproximadamente US$974 milhões em bilheterias mundiais, sendo a oitava maior bilheteria da história do cinema, e recebeu três nomeações ao Oscar.

Sinopse

Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora em um armário embaixo da escada, na casa de seus tios trouxas - que não são bruxos. Tudo muda quando, perto de seu aniversário de onze anos, ele recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é, na verdade, um bruxo.
Seus tios acabam por tentar de todas as maneiras impedi-lo de ir para a escola de magia, mas ele é encontrado por Rubeo Hagrid, de quem vira grande amigo, e levado para a escola. A partir de então Harry é introduzido ao mundo mágico, onde ele descobre que seus pais não morreram em um acidente de carro, como seus tios o faziam acreditar, mas foram assassinados por um poderoso bruxo das trevas chamado Voldemort, que sumiu após deixá-lo com uma cicatriz em forma raio na testa, ao tentarem proteger sua vida. Ter sobrevivido ao ataque tornou Harry famoso entre os bruxos, dando a ele a alcunha de "o menino-que-sobreviveu". Porém, alguns bruxos acreditam que, apesar da aparente destruição de Voldemort naquela noite, ele ainda vaga pela terra, mais fraco e sem forças para poder continuar.
Durante seu ano escolar em Hogwarts, Harry conhece seus dois melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, aprende a jogar o esporte bruxo Quadribol, e acaba descobrindo que uma trama está sendo armada para preparar a volta do Lord das Trevas, levando Harry, Ron e Hermione a lutar para proteger a pedra filosofal (que pode conceder a imortalidade ao seu possuidor) de ser usada por Voldemort.


Elenco

Artista Personagens Dubladores brasileiros
Daniel Radcliffe Harry Potter Caio César
Emma Watson Hermione Granger Luisa Palomanes
Rupert Grint Rony Weasley Charles Emmanuel
Richard Harris Alvo Dumbledore Lauro Fabiano
Maggie Smith Minerva McGonagall Lina Rossana
Alan Rickman Severo Snape Allan Lima
Ian Hart Quirinus Quirrell Marco Antônio
Robbie Coltrane Rúbeo Hagrid José Santa Cruz
Richard Griffiths Válter Dursley Júlio Chaves
Fiona Shaw Petúnia Dursley Geisa Vidal
John Cleese Nick-Quase-Sem-Cabeça Alfredo Martins
Sean Biggerstaff Oliver Wood Marcus Jardym
David Bradley Argo Filch Waldir Fiori
Alfie Enoch Dino Thomas
Devon Murray Simas Finnigan Marcus Junior
Tom Felton Draco Malfoy João Capelli
Matthew Lewis Neville Longbottom Thiago Farias
Harry Melling Duda Dursley Erick Bougleaux
Chris Rankin Percy Weasley Felipe Grinnan
Warwick Davis Filio Flitwick Pietro Mário
Julie Walters Molly Weasley Marize Motta
Bonnie Wright Gina Weasley Indiane Christine
James Phelps Fred Weasley Manolo Rey
Oliver Phelps Jorge Weasley Manolo Rey
Gemma Padley Penélope Clearwater
Jamie Waylett Vicente Crabbe
Joshua Herdman Gregório Goyle
Zoë Wanamaker Madame Hooch Nelly Amaral
John Hurt Olivaras Telmo de Avelar
Adrian Rawlins Tiago Potter
Geraldine Somerville Lílian Potter
Leslie Phillips Chapéu Seletor - voz Jorge Lucas
Richard Bremmer Voldemort - voz Domício Costa

produção

[editar] Desenvolvimento

Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter
  • O produtor, David Heyman, já pretendia filmar Harry Potter e a Pedra Filosofal desde 1997, quando J.K. Rowling e seu personagem ainda eram totalmente desconhecidos. Heyman entrou em contato com a Warner Bros., que comprou os direitos de filmagem por £1 milhão.
  • O roteirista Steve Kloves foi introduzido a série ao receber uma série de resumos de filmes considerados para adaptação. Após ler o de Harry Potter, resolveu comprar o livro e se tornou fã. Rowling comenta que ficou encantada quando ele revelou que sua personagem preferida era Hermione, pois ela tinha certeza que Kloves responderia Rony.
  • O filme tinha lançamento previsto para 4 de julho de 2001, e o cronograma apertado que isto implicava espantou alguns diretores do projeto. Porém problemas na produção levaram o filme a ser remarcado para 16 de novembro.

[editar] O elenco

  • O primeiríssimo "membro do elenco" a ser escalado foi a coruja 'Ook' de 16 anos, que "interpreta" Hedwiges, a coruja de Harry.
  • A autora J.K. Rowling insistiu para que todo elenco fosse britânico e a história fosse rodada no Reino Unido, porém houve algumas exceções:
    • Zoë Wanamaker, embora seja conhecida como atriz "britânica", na realidade, é americana. Ela interpreta Madame Hooch, a professora de quadribol.
    • Eleanor Columbus, filha do diretor Chris Columbus, que interpreta a aluna Susan Bones, nasceu nos EUA.
    • Emma Watson, apesar de ser uma actriz "britânica", nasceu em Paris.
  • A equipa de produção sempre fez questão de pedir a opinião de J.K. Rowling e, quando perguntada sobre quem ela imaginaria interpretando seus personagens na tela, comentou: "Robbie Coltrane é a cara de Hagrid": Ele acabou sendo o primeiro actor adulto a ser escalado para o elenco.
  • A mãe do autor Alfie Enoch (Dino Thomas) é brasileira.
  • Após realizar testes com mais de 16 mil crianças para o papel de Harry Potter, a primeira directora de elenco decidiu pedir demissão: Mais de 60 mil crianças precisaram ser testadas antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para interpretar o personagem.
  • Richard Harris somente concordou em interpretar Dumbledore porque seu neto, de 11 anos, ameaçou não falar mais com ele.
  • O actor Tim Roth foi chamado pelos produtores do filme para interpretar Severo Snape, mas recusou para representar o papel de um vilão símio no filme Planeta dos Macacos.
  • Alan Rickman e Robbie Coltrane foram informados por Rowling sobre aspectos ainda não publicados de Snape e Hagrid para ajudar em suas interpretações.
  • O personagem Peeves acabou não aparecendo no filme, apesar de Rik Mayall, seu intérprete, ter gravado algumas cenas.
  • Durante a filmagem, todos os jovens actores estudaram com professores particulares em tendas montadas no estúdio.
  • Nos livros, Harry é descrito como tendo olhos verdes. Nos filmes, eles são azuis porque Daniel Radcliffe não se adaptou com o uso de lentes de contato.
  • Dos atores mirins, apenas Daniel Radcliffe e o intérprete de Draco Malfoy, Tom Felton, tinham experiência em filme.
  • David Thewlis testou para interpretar Quirrel. Mais tarde ele conseguiu o papel de Remus Lupin.

[editar] As gravações


Castelo de Alnwick, principal locação de Hogwarts
  • O filme é conhecido como Harry Potter and the Philosopher's Stone em todo o mundo, excepto nos Estados Unidos, onde chama-se Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Por isso, todas as cenas em que a pedra filosofal foi mencionada tiveram de ser filmadas duas vezes: uma vez como philosopher e outra como sorcerer.
  • Ao ser anunciado que a Catedral de Gloucester seria usada para algumas cenas de Hogwarts, foram enviados vários protestos aos jornais locais, alegando ser uma blasfêmia e que a equipe do filme seria impedida de realizar o seu trabalho.
  • A maior parte das outras cenas em Hogwarts foram filmadas no Castelo de Alnwick e na Harrow School. A Catedral de Durham e partes da Universidade de Oxford também foram usadas como locação.
  • Diversos sets foram construídos nos Estúdios Leavesden (construídos em 1994 para o filme GoldenEye), dentre eles a rua dos Alfeneiros e o Beco Diagonal.
  • A Plataforma 9 e 3/4 foi filmada na verdadeira estação de King's Cross, mas entre as plataformas 4 e 5. Outra locação do livro que também aparece no filme foi o Zoológico de Londres.
  • A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida, no caso de alguns fãs do filme quererem invadi-la.
  • Numa das cenas em que Harry, Ron, e Hermione conversam com Hagrid, ele está tocando uma das músicas da trilha sonora do filme em sua flauta: Hedwig's Theme.
  • Um dos retratos, na cena das escadas que se movem, é uma pintura da segunda mulher do rei Henrique VIII, Ana Bolena: popularmente se acreditava que ela fosse uma bruxa.
  • No troféu de Quidditch do pai de Harry também constam os nomes de M.McGonagall (referindo-se a Prof. Minerva McGonagall) e de R.J.H.King (referência a John King, o diretor de arte do filme)e de Tom Marvolo Riddle (Lord Voldemort).
  • Como treinar roedores é muito demorado, Perebas, o rato de Ron, foi feito por computação gráfica.
  • Diversas empresas de efeitos especiais trabalharam no filme, com a Industrial Light & Magic criando a face de Voldemort na cabeça de Quirrell, a Rhythm & Hues animando o dragão Norberto e a Sony Pictures Imageworks criando o quadribol.
  • Ouve uma cena de Harry com Hagrid onde Harry lia o material indicado, que após ler luvas de pele de dragão Hagrid diz que queria muito um.

[editar] Estréias

[editar] Cinema

  • Reino Unido: 4 de Novembro de 2001
  • Estados Unidos: 14 de Novembro de 2001
  • Brasil: 23 de Novembro de 2001
  • Portugal: 30 de Novembro de 2001

[editar] DVD

[editar] Recepção

[editar] Bilheteria

O filme estreou nos Estados Unidos quebrando o recorde de maior dia (33.3 milhões, superando os 28.5 de Star Wars Episode I: The Phantom Menace) e fim de semana de estreia, com $90.3 milhões (superando os $72 milhões de The Lost World: Jurassic Park),[2] terminando com a maior bilheteria de 2001 no país com $317.6 milhões. No Reino Unido, se tornou a segunda maior bilheteria da história com £66,096,060 (atualmente é a terceira, atrás de Mamma Mia! e Titanic). No Brasil, quebrou o recorde de estreia antes detido por Rambo III com 800,000 pagantes,[3] e chegou a 4,5 milhões de espectadores.[4] No total, Harry Potter faturou $974 milhões mundialmente, á epoca a segunda maior bilheteria da história (atualmente é a oitava).[5]

Prêmios e indicações

Crystal video.png A Wikipédia possui o:





Portal Cinema
  • Recebeu três indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
  • Recebeu sete indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem
  • Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria: Melhor Revelação Masculina (Daniel Radcliffe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário