segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chaves completa 40 anos de sucesso

Especial: Chaves completa 40 anos de sucesso -
Nesta segunda-feira, 20/6, a série Chaves completa 40 anos no ar e O Fuxico relembra a história desse programa que virou mania ao redor do mundo, em especial no Brasil, onde é transmitido pelo SBT.
A primeira transmissão de El Chavo del Ocho, criado por Roberto Gómez Bolaños, ocorreu em 1971 como um dos quadros do Programa Chespirito do Canal 8 do México.
Chavo é uma gíria mexicana que significa menino, garoto ou moleque.
No ano seguinte, quando o Canal 8 se tornou a Televisa, El Chavo passou a ser uma série semanal com meia hora de duração. O seriado atingiu tal nível de aceitação do público que chegou a ser assistido por 350 milhões de espectadores no mundo inteiro.
Nele se narra as aventuras de Chaves, interpretado por Bolaños, um menino órfão sem nenhum recurso que diz morar na casa de nmero 8 de uma vila de subrbio e que tem como esconderijo um barril. O local onde mora e o nome do personagem sempre foram o grande enigma da série.
O programa foi gravado até 1980, mas continua a ser reprisado em mais de 30 países pelo mundo, incluindo o Japão, a China, a Austrália, França, Itália, Portugal e a maior parte dos países das Américas do Sul e Central, além dos Estados Unidos.
Mesmo depois do cancelamento da série, em 1980, ainda foram produzidos episódios, até 1992, que iam ao ar durante o programa Chespirito.
No Brasil, Chaves passou a ser exibido pelo SBT em 1984, quando a emissora de Silvio Santos firmou uma parceria com a Televisa e recebeu cerca de 80 episódios da série. Na época a direção do SBT foi contrária à transmissão do seriado, mas Silvio seguiu seu instinto e resolveu testar sua popularidade,  exibindo-o como uma das atrações do programa do Bozo. O sucesso foi tanto que o seriado chegou a ter a maior audiência do SBT, vencendo a Rede Globo muitas vezes.
Em 1988, Chaves ganhou espaço no horário nobre, atingindo uma audiência de 36 pontos, segundo o Ibope.
O canal pago Cartoon Network também exibe o seriado desde 2010, mantendo a dublagem original do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário